sábado, 7 de junho de 2014

RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA  UTILIZADOS COMO FACILITADORES NA COMUNICAÇÃO DA PESSOA COM AUTISMO

         
          O principal objetivo do recurso de baixa tecnologia que será apresentado a seguir, é contribuir na ampliação das habilidades funcionais das pessoas com autismo e  consequentemente promover maior independência e comunicação.

Cartões de Comunicação
Os cartões de comunicação confeccionados de acordo com a necessidade da pessoa que irá utiliza-lo, onde são inseridos símbolos, figuras, fotos, que representem um vocabulário variado e de fácil manuseio,  podem ser utilizados em vários ambientes de acordo com o contexto que a criança se encontre. As figuras escolhidas para os cartões devem ser o mais próximo possível da realidade da criança para que possa dar sentido e ver funcionalidade no seu uso.
Estes cartões podem ser levados pela pessoa para todos os lugares, uma vez que apresentam-se em tamanho pequeno e ainda podem ser unidos por argolas (como chaveiro) ou em formato de carteira de bolso.

     Estes cartões podem ser utilizados como meio de comunicação receptiva e expressiva com crianças com autismo, que esteja na fase simbólica de comunicação.



Os cartões podem ser utilizados nos mais diversos contextos...

E adequados para qualquer lugar onde a pessoa necessite utiliza-lo.

Aqui, sendo confeccionados cartões por meio de software, com a identificação familiar.




3 comentários:

  1. Regina achei a ideia desta pasta bastante prática, pois serve para conservar os cartões e evitando de serem extraviados. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina, ótimas dicas para trabalhar com a CAA.
    Seu Blog está ficando muito interessante.
    Parabéns!
    Abs
    Cíndia

    ResponderExcluir